terça-feira, 13 de abril de 2010

Liderança e Motivação - Por Rogério Rosado



Falar sobre liderança e motivação é falar sobre nossas próprias experiências, sejam elas ocorridas na vida profissional ou na vida pessoal.  

Quando agimos em determinadas situações onde levamos a cabo decisões baseadas nas percepções advindas do julgamento da realidade que nos rodeia, estamos agindo como agentes da mudança ou simplesmente agindo como “tarefeiros” de rotinas pré-estabelecidas?  

Infelizmente, percebo que a grande maioria dos nossos superiores hierárquicos, notadamente chamados de supervisores, gerentes, superintendentes, diretores, ou qualquer outro título hierárquico ou funcional que sejam denominados, nem podem ter a alcunha de líderes, visto que não são hábeis em realmente conduzir seus colaboradores à consecução dos objetivos estratégicos da empresa e não conseguem agir como gestores de pessoas, na medida em que não percebem a importância da satisfação dos empregados em relação às atividades desempenhadas e não mapeiam o nível de comprometimento deles em relação à organização em que trabalham. . Administrar é antes de tudo, fazer as coisas, por meio das pessoas. E para fazer algo bem feito, deve-se fazer de corpo e alma, sabendo-se aonde se quer chegar.

Na sua quase totalidade, gestores não conhecem os seus empregados, não incentivam o autoconhecimento e o autodesenvolvimento e não dão condições para que eles se sintam motivados. Pior, constantemente desmotivam seus empregados, não aplicando de forma justa e correta instrumentos de reconhecimento e recompensa.

É vital que os líderes do futuro, juntos com suas organizações, estejam mapeando as competências dos seus colaboradores e dos seus talentos e estejam agindo como incentivadores da mudança e multiplicadores do conhecimento, fazendo com que todos na organização se sintam parte e co-responsáveis pelo sucesso e pela consecução das metas e dos objetivos estratégicos da empresa onde trabalham.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Carregando...

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Administrador de Empresas, com pós-graduação em Administração Financeira e MBA em Gestão de Pessoas.