Realize novas conexões

Realize novas conexões

Ninguém é uma ilha perdida sem conexões, existem continentes que vem em nossa direção

Loading...

Vídeos interessantes

Loading...

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O princípio da sabedoria na filosofia e na psicologia - Augusto Cury


O ser humano e as sociedades modernas em que está inserido precisam de dois grandes choques, um choque filosófico e um psicológico, um choque da arte da dúvida e um da arte da crítica. Sem esses dois choques não há como dar um choque de gestão na psique.

Comentei em outros livros que a dúvida é o princípio da sabedoria na filosofia. Diariamente, no silêncio de nossa mente, deveríamos duvidar de tudo que nos controla. Deveríamos gritar sem soltar a voz. Deveríamos protestar, questionar, argüir, inquirir e até se rebelar contra todos os estímulos de fora ou de dentro que nos aprisionam, imprimem dor desnecessária e geram instabilidade, desânimo, insegurança, insatisfação crônica. Mas onde se aprende a dar esse choque filosófico? É inacreditável como nos tornamos uma casta de pessoas passivas, submissas, frágeis, dentro de nós mesmos.

Quase todas as ditaduras foram derrubadas com revoluções, ainda que fosse a revolução das ideias, sem derramar uma gota de sangue. Do mesmo modo a ditadura dos pensamentos mórbidos, do humor depressivo, não se resolve sem a revolução do Eu, sem ter um Eu ativo que se rebela contra o cárcere psíquico, contra a armadilha do coitadismo, contra a masmorra do conformismo. Mas somos treinados a ser servos no único lugar em que deveríamos ser senhores.

A crítica é o princípio da sabedoria na psicologia. Diariamente precisamos do choque psicológico no silêncio de nossa mente, criticando, analisando, ponderando, aferindo, impugnando, todos os estímulos sociais e psíquicos que nos controlam. É quase impossível sobreviver saudavelmente nessa sociedade agitada e consumista sem desenvolver o estômago psíquico saturado de enzimas da arte da dúvida e da crítica.

Duvidar e criticar são ferramentas fundamentais para sermos atores ou atrizes principais do teatro psíquico. Sem arte da dúvida, como questionaremos nosso roteiro, nosso estilo de vida, nossas ideias tolas? Sem a arte da crítica, como confrontaremos a ditadura do pensamento acelerado? Como gerenciaremos nossa agressividade e necessidade neurótica de poder?

Através da arte da dúvida e da crítica todos os paradigmas irracionais, dogmas existenciais e pensamentos destruidores que compramos por preço de verdade passariam por um choque de gestão, seriam filtrados pelo Eu.

As ideias são sementes. O maior favor que se pode fazer às sementes é sepultá-las.

A. Cury, em O Vendedor de Sonhos II – A missão

O choque de gestão psíquica é um processo longo, mas fascinante. É tanto um processo educacional quanto psicoterapêutico. Mesmo pessoas que têm depressão, obsessão, síndrome do pânico e outros transtornos que se arrastam durante anos, se aprenderem a decifrar o código da gestão do intelecto, se usarem diariamente a arte da dúvida e da crítica, poderão dar um salto na expansão da saúde psíquica.

Esse salto tem possibilidade de ocorrer independente do tratamento que estejam fazendo, se com psicotrópicos e / ou com psicoterapia, seja analítica ou cognitiva /comportamental.

O menino Jesus foi perseguido na infância. Na adolescência trabalhou com as ferramentas que um dia o matariam: madeira, martelo e pregos. Era de se esperar que sua personalidade fosse angustiada e ansiosa, mas para assombro da psiquiatria, ao abrir a sua boca ao mundo, jamais se viu alguém tão alegre e generoso. Ele fez poesia no caos.

A. Cury, em O mestre dos mestres.

Fonte: O Código da Inteligência - Augusto Cury





3 comentários:

  1. Adoro Augusto, seus escritos são maravilhosos...
    Encontrei sua comunidade e estou aqui =)
    Bjs
    Mila

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, excelente gosto e sabedoria, parabéns, estou lendo aos poucos os demais textos =)
    Bjs
    Angel

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante os escritos.

    Carmi

    ResponderExcluir

Relacionar-se é ter informações

Loading...

Pesquisar este blog

Carregando...

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Administrador de Empresas, com pós-graduação em Administração Financeira e MBA em Gestão de Pessoas.